sábado, 5 de outubro de 2013

Realização de uma Feira Medieval

No dias 11,12,13,14,15 e 16 de março todas as escolas envolvidas no projeto estiveram em Torre de Moncorvo.
Eis o Plano de Atividades realizado:


Dia 11/3/2013
Segunda-feira
10.45 – Boas vindas aos Professores e Alunos Turcos, Polacos, Romenos e Espanhóis no aeroporto de Pedras Rubras
Almoço – Porto
Distribuição dos alunos nas casas de acolhimento
Jantar – Torre de Moncorvo


Dia 12/3/2013

Terça-feira
9.00 – Recepção na Escola Dr. Ramiro Salgado. Visita à Escola e ao Centro Escolar
10.00 – Reunião de Trabalho do Projecto e Actividades
 Almoço – Torre de Moncorvo
14.00 – Recepção na Câmara Municipal de Torre de Moncorvo
14.30 – Visita ao Centro Histórico: Igreja Matriz, Biblioteca Municipal, Centro de
    Memória, Museu do Ferro, Igreja da Misericórdia, Casa da Roda e Oficina Vinária
Jantar – Torre de Moncorvo

Dia 13/3/2013

Quarta-feira
9.30 – Visita ao Centro Histórico de Freixo de Espada à Cinta (Igreja Matriz, Torre do Galo, Casa Museu de Guerra Junqueiro, Museu do Território, etc.)
12.30 – Almoço na Escola de Freixo de Espada à Cinta
14.00 – Passeio de Barco no Rio Douro
16.00 – Visita a Barca D’Alva e Penedo Durão
20.00 - Jantar - Na Escola Dr. Ramiro Salgado com a Comunidade Escolar

Dia 14/3/2013

Quinta-feira
9.00 – Atividades na Escola Dr. Ramiro Salgado no âmbito do Projecto Comenius
12.00 – Almoço – Torre de Moncorvo
14.00 - Visita ao Museu do Côa
 Jantar – Torre de Moncorvo

Dia 15/3/2013

Sexta-feira
9.00 – Participação de Professores e Alunos na Feira Medieval integrada nas
           Jornadas Culturais da Escola do Agrupamento de Escolas
Almoço – Torre de Moncorvo
18.00 – Reunião Final do Projecto Comenius
20.00 - Ceia Medieval

Dia 16/3/2013
Sábado

9.30 – Despedida dos Professores e Alunos Turcos, Polacos, Romenos e Espanhóis.

Das atividades realizadas destacou-se a Feira Medieval que foi um sucesso.



My future is up to me

Um trabalho realizado por duas alunas  (Ana Ferreira e Bárbara Andrade) da turma envolvida no projeto:


O meu futuro from Torre de Moncorvo on Vimeo.

Mostra de cursos

Em parceria com a AJUM (Associação de Jovens Universitários de Torre de Moncorvo), o agrupamento de escolas desenvolveu uma mostra de cursos apresentados pelos alunos que já os frequentam, de modo a que os jovens  alunos do 9º ano pudessem ver, mais claramente,  entre  os caminhos possíveis qual o que desejam seguir e escolher as áreas de estudo  para o próximo ano letivo.
Também estiveram presentes nesta mostra  outras escolas do distrito.




Encontro com um empresário e mostra apícula

No sentido de proporcionar aos nossos jovens um maior contacto com os empresários locais, realizou-se um encontro no qual se explicou aos alunos as potencialidades de emprego na região, nomeadamente, ao nível do turismo. O empresário  respondeu às questões dos alunos e deu algumas informações sobre modos de investimento e projetos desenvolvidos na região. Motivou-se assim os alunos para a criação de novos projetos  e  do seu próprio emprego que no futuro poderão garantir a sua subsistência.





Ainda no âmbito do empreendedorismo, efetuou-se uma mostra da atividade apícula desenvolvida na região. Esta atividade pode no futuro ser abraçada, pelos nossos alunos, como uma alternativa de atividade profissional. Esta mostra foi realizada durante a semana de visita dos nossos parceiros a Portugal, para que os alunos desses países, envolvidos neste projeto, a pudessem visitar.





Aula de Química no campo e na sala

No dia 14 de Março de 2013 foram realizadas as aulas propostas para os alunos das diferentes escolas parceiras.  Torre de Moncorvo realizou uma aula de Química com os conteúdos de ácido – base. Esta aula foi dividida em duas partes: uma dentro da sala de aula e outra com análise da água do rio Douro. A análise da água do rio realizou-se em Freixo de Espada à Cinta com a presença da professora de Química da Escola de Torre de Moncorvo.










Workshop de Orientação Vocacional

No dia dezanove de maio de 2013,  foi realizado  um Workshop de Orientação e apresentação, por parte da psicóloga da escola, das várias áreas de estudo com os respetivos planos de estudo no sentido de alertar/ orientar os nossos alunos para as diferentes saídas profissionais. Foi conduzido um debate e elucidadas todas as dúvidas colocadas pelos  alunos. Os alunos foram orientados de modo a saberem mais claramente o caminho que desejam e podem seguir. Para tal, a psicóloga trabalhou com cada aluno individualmente de modo a perceber as suas dificuldades e limitações . Realizou ainda testes  de modo a clarificar a orientação profissional de cada aluno.
Nota: Esta atividade correspondeu a uma das sessões de orientação vocacional prevista no plano programada pela psicóloga do agrupamento em conjunto com o seu diretor.

Alguns registos fotográficos da sessão:





A apresentação eletrónica realizada para esta sessão:

O Plano de orientação vocacional realizado com a turma:

Workshop: Múltiplas inteligências

Realização do workshop de Múltiplas inteligências, no dia 5 de Dezembro de 2012.


Muitas vezes consideramos inteligentes os alunos com destaque em diferentes áreas das ciências, artes ou humanidades entre outras. Existem no entanto muitos jovens e crianças que durante o processo de ensino aprendizagem apresentam muitas dificuldades e às quais muitas vezes se diz que  são incapazes de aprender. No entanto, todas as pessoas, jovens e crianças, possuem 8 tipos de inteligências potenciais que poderão ser ativadas ou não, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas pelos educadores, familiares e outros. Todos os seres humanos possuem todas as inteligências múltiplas, só que em diferentes graus de desenvolvimento. O que nos falta é desenvolver essas inteligências que ainda se encontram adormecidas. Esse foi o principal objetivo do workshop; a identificação das diferentes inteligências dos nossos alunos, para que se possa melhorar, não só o método de estudo mas de certo modo vocacioná-los para as diferentes áreas do saber.

                                         
                                         A apresentação do PowerPoint pela  professora Rosário 

                                            
                                          Os alunos tomaram notas das informações mais relevantes


Resposta ao questionário


Verificação dos resultados


Interpretação e conclusão


A apresentação vista:

Workshop: ferramentas da web 2.0

No âmbito de preparação dos nossos alunos para a realização de trabalhos com as ferramentas da Web 2.0, a professora bibliotecária, Olinda Braz,  realizou com uns alunos um workshop onde foram apresentadas algumas ferramentas muito interessantes para  fazerem Podcasts (Audacity) , tratamento de imagens (por exemplo Photoscape), apresentações eletrónicas (PowerPoint e Powtoon) ou filmes (MovieMaker). Os alunos aprenderam ainda a criar um blogue no "blogger" para posteriormente divulgarem os seus trabalhos.

Na sequência deste workshop, os alunos elaboraram trabalhos, recorrendo às ferramentas apresentadas, que foram  avaliados nas disciplinas envolvidas e posteriormente apresentados na Polónia.





  Ver ainda alguns tutoriais sobre ferramentas da web 2.0 disponibilizados no blogue                           da biblioteca aqui.

Sessão de Literacia de Informação na Biblioteca Escolar

Para nos prepararmos adequadamente para o futuro, devemos, em 1º lugar, possuir competências no domínio das  literacia de informação:
É fundamental saber procurar, nas várias fontes disponíveis (livros, jornais, páginas web, material audiovisual, ...) toda a informação que necessitamos para fazer um trabalho de pesquisa ou para resolver um problema,  saber avaliar as fontes, selecionar a informação relevante  e possuir as competências básicas para produzir e partilhar a nova informação construída. Para isso a nossa professora bibliotecária organizou uma sessão na biblioteca e explicou-nos como estão organizados os recursos na nossa  biblioteca ( e em todas as bibliotecas do mundo!). Falou-nos das várias fontes onde podemos procurar e explicou-nos as várias etapas que devemos seguir para fazermos um trabalho de pesquisa. Falou-nos, ainda, da importância de fazermos as referências bibliográficas dos materiais consultados. Mostrou-nos onde encontrar o guião de pesquisa elaborado pela Biblioteca Escolar e aconselhou-nos a consulta do blogue da Biblioteca porque aí podemos encontrar uma seleção de páginas web interessantes para fazermos os trabalhos propostos nas várias disciplinas curriculares, alguns tutoriais que nos podem ajudar a apresentar os nossos trabalhos de formas mais diversificadas utilizando as TICs.





                           
                                    Guia de pesquisa_info from Biblioteca Escolar Moncorvo

Apresentação


“My future is up to me" é um projeto orientado pela docente Andreia Póvoa  que envolve 5 países:

Apresentação do nosso agrupamento de escolas e da região onde está inserido:


O nosso Agrupamento de Escolas e a nossa região